terça-feira, 15 de abril de 2014

Consulta com a ginecologista

Olá meninas. Eu tenho novidades para vocês. Eu e meu esposo decidimos que iremos tentar engravidar a partir do mês de agosto. Por este motivo irei me consultar nesta quinta-feira, para começar a realizar os exames pré-concepcionais.
O que são exames pré-concepcionais? como o próprio nome diz, são feitos antes que a mulher engravide. Eles servem para descobrir condições que possam afetar a saúde da mãe ou o futuro bebê. Dessa forma, é possível tratar e prevenir problemas!

No meu caso, minha família, possui histórico de hipertensão e diabetes.
De acordo com o material que andei lendo, alguns exames são essenciais como:

Hemograma completo: para avaliar as condições gerais de saúde da mãe e a necessidade do uso de vitaminas.
Tipo sanguíneo e fator RH: o RH é uma proteína que pode ou não estar presente no sangue. Mulheres RH negativo podem ter filhos RH positivo (se o pai tiver o fator RH positivo). Nessas condições, o contato com o sangue do bebê, principalmente na hora do parto, pode fazer com que a mulher desenvolva anticorpos (células de defesa) para o RH, o que pode prejudicar uma segunda gestação se o outro bebê também for RH positivo. A solução para o problema é fazer a vacina de imunoglobulina anti-RH, capaz de reduzir este risco para próximo de zero.
Glicemia de jejum: revela a presença do Diabetes Melittus ou aponta o risco de desenvolver a doença, mesmo que a mulher não tenha nenhum sintoma. É um exame muito importante, uma vez que o diabetes pode aumentar os riscos de má formação no bebê (principalmente no coração) e de abortos espontâneos. Isso sem falar nas complicações para a saúde da mãe, que são muitas.
Urina: importante para detectar a presença de bactérias na urina, ainda que a mulher não sinta nada e também para o diagnóstico de infecções urinárias. Quando não são tratadas, podem causar contrações uterinas e desencadear um parto prematuro.
Fezes: as parasitoses intestinais podem causar a perda de ferro pelo organismo, elemento importante para a formação do feto e para a saúde da mãe.

Quem tem condições de planejar uma gravidez com bastante antecedência, ajuda seu bebê a nascer muito mais saudável. Portanto, pelo menos 4 meses antes de engravidar, você deve procurar seu ginecologista para fazer os exames pré-concepcionais a fim de detectar doenças contraídas no passado e as que estiverem ativas, as quais podem significar algum risco para a sua gestação, o desenvolvimento do seu bebê ou mesmo para você. 


Eu pretendo fazer mais post sobre esse assunto, após a minha consulta. Se vocês acharem interessante deixem nos comentários por favor.

Referencias:
http://bebe.bolsademulher.com/planejamento/materia/exames-pre-concepcionais-3/
http://www.planetabebe.com.br/exames_preconcepcionais1.php
http://laboratoriogene.com.br/texto.php?p=check_up_gen%E9tico

Beijosss
By Hellen Vivi

9 comentários:

  1. muito bom seu post.Pra ser sincera não sabia desse exame.Tbm penso em fazer exames e ter uma gravidez muito bem planejada para assegurar a saúde do bebê e minha tbm!
    Boa sorte pra vc flor.Tenho certeza que tudo dará certo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legall , vc será uma tentante!
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oinnnn... que amor!!
    Que bom que estão planejando, assim da para fazer tudo direitinho né?!
    Que de tudo certo para vocês... :)

    Beijinhos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Linda, isto é muito bom pq assim vc já começa com o acido fólico que ajuda na prevenção de má formação. Se na sua família tiver algum caso de trombose ou trombofilia, que é quando a pessoa tem problemas com a coagulação do sangue e pode gerar infertilidade, dificuldades para engravidar e até aborto.
    Porém os médicos deixam acontecer para depois investigar, meu médico agora vai investigar pq tudo indica que tenho, por isso perdi minha bebê. Então vê se a sua médica não quer investigar tudo, assim vc não passa pela dor que eu passei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Achei super interessante esse tipo de post, vai ajudar muita gente, inclusive a mim, daqui a algum tempo, rs, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  6. Que coisa boa...vc vai ser uma tentante..igual a mim daqui a uns meses,rsrsrs...nem casei e ja to pensando no baby kkkk
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda estou na fase desejante rsrs mas daqui 2 anos serei tentante rsrs... que Deus abençoe!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Que lindo!
    Vai dar tudo certo!
    Boa sorte pra vcs!
    Já estou aguardando os relatos rs

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo flor, se cuida, é a melhor coisa que vc faz! Além de que a GO deve te passar um ácido fólico para tomar, quando pensei em virar tentante, fiz vários exames e ela me passou tbm.
    Pode postar, é super informativo!!

    Bjs.

    ResponderExcluir