Olá meninas. Eu tenho novidades para vocês. Eu e meu esposo decidimos que iremos tentar engravidar a partir do mês de agosto. Por este motivo irei me consultar nesta quinta-feira, para começar a realizar os exames pré-concepcionais.
O que são exames pré-concepcionais? como o próprio nome diz, são feitos antes que a mulher engravide. Eles servem para descobrir condições que possam afetar a saúde da mãe ou o futuro bebê. Dessa forma, é possível tratar e prevenir problemas!
No meu caso, minha família, possui histórico de hipertensão e diabetes.
De acordo com o material que andei lendo, alguns exames são essenciais como:
Hemograma completo: para avaliar as condições gerais de saúde da mãe e a necessidade do uso de vitaminas.
Tipo sanguíneo e fator RH: o RH é uma proteína que pode ou não estar presente no sangue. Mulheres RH negativo podem ter filhos RH positivo (se o pai tiver o fator RH positivo). Nessas condições, o contato com o sangue do bebê, principalmente na hora do parto, pode fazer com que a mulher desenvolva anticorpos (células de defesa) para o RH, o que pode prejudicar uma segunda gestação se o outro bebê também for RH positivo. A solução para o problema é fazer a vacina de imunoglobulina anti-RH, capaz de reduzir este risco para próximo de zero.
Glicemia de jejum: revela a presença do Diabetes Melittus ou aponta o risco de desenvolver a doença, mesmo que a mulher não tenha nenhum sintoma. É um exame muito importante, uma vez que o diabetes pode aumentar os riscos de má formação no bebê (principalmente no coração) e de abortos espontâneos. Isso sem falar nas complicações para a saúde da mãe, que são muitas.
Urina: importante para detectar a presença de bactérias na urina, ainda que a mulher não sinta nada e também para o diagnóstico de infecções urinárias. Quando não são tratadas, podem causar contrações uterinas e desencadear um parto prematuro.
Fezes: as parasitoses intestinais podem causar a perda de ferro pelo organismo, elemento importante para a formação do feto e para a saúde da mãe.
Quem tem condições de planejar uma gravidez com bastante antecedência, ajuda seu bebê a nascer muito mais saudável. Portanto, pelo menos 4 meses antes de engravidar, você deve procurar seu ginecologista para fazer os exames pré-concepcionais a fim de detectar doenças contraídas no passado e as que estiverem ativas, as quais podem significar algum risco para a sua gestação, o desenvolvimento do seu bebê ou mesmo para você.
Eu pretendo fazer mais post sobre esse assunto, após a minha consulta. Se vocês acharem interessante deixem nos comentários por favor.
Referencias:
http://bebe.bolsademulher.com/planejamento/materia/exames-pre-concepcionais-3/
http://www.planetabebe.com.br/exames_preconcepcionais1.php
http://laboratoriogene.com.br/texto.php?p=check_up_gen%E9tico
Beijosss
By Hellen Vivi